top of page

🌀 Voto com o meu poder de compra

Perguntam-me “como fazes para ter essa vida solta, Bárbara?” “Invisto tudo o que tenho e sou no que acredito” respondo.

Não adianta partilhar informação nas redes. É a colocar dinheiro, tempo e energia nos projectos que transformam, que se muda o mundo. O meu poder de compra é o meu voto de confiança em quem pelo menos está a tentar fazer diferente.

Hoje penso duas vezes antes de comprar. Poucos entendem que as nossas escolhas comandam a direção da economia. E se a economia muda, toda a política mudará também. Sermos consumidores conscientes é sermos activistas diariamente. É darmos o sinal de mercado do que queremos mesmo ver nas prateleiras. E como. Permitir que o nicho se torne a norma.

Há uma correlação muito forte entre como gastamos o nosso dinheiro e como nos tratamos por dentro. Se gastamos todo o extra que temos em eventos sociais e “poupamos” em fast food, estamos mais carentes do que achamos. É a cuidarmos de nós que aprendemos a cuidar do mundo também. Quando, por exemplo, opto por alimentos biológicos, cuido de mim e evito contaminações internas e externas. Compro de pequenos produtores orgânicos porque me protegem de doenças e alterações climáticas. E permito que mais uma família viva de um negócio regenerativo enquanto contribuo para a economia local em vez da minha liquidez seguir para especulação na bolsa, ou qualquer indústria destrutiva. Um a um, tomando decisões conscientes, vamos mudando o mundo. Vamos fazendo acontecer. Dando o sinal do caminho através dos nossos actos de compras.

O que sei, é que quando cuidamos do mundo, o mundo cuida de nós. Nunca me faltou nada. Compro menos, compro melhor, troco sempre que posso, reutilizo tudo o que tenho. Se faço a diferença? Não sei. Mas acredito que sim. Sei ainda que isso determina o estilo de vida que me move e me faz feliz.

Não podemos ser ignorantes a ponto de achar que não podemos mudar nada à nossa volta. Pois todos os euros que gastamos, se forem colocados nas mãos correctas, farão girar a roda da regeneração e todo esse circuito de cuidado e abundância, regressará, inevitavelmente, para nós também.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O espelho

bottom of page